A Caixa Econômica Federal lançou de forma oficial a operação de crédito consignado juntamente ao Auxílio Brasil, que terá uma porcentagem de 3,45 de juros ao mês.
A margem consignável, ou seja o desconto sobre o valor do benefício será de no máximo 40% e a parcela mínima por mês de R$ 15. A liberação do novo crédito aconteceu exatamente no mesmo dia do início do novo Auxílio Brasil e também do Auxílio Gás referentes ao mês de outubro, e começa a poucas semanas do segundo turno das eleições para presidente, sendo assim antecipados este mês. Originalmente o repasse do Auxílio Brasil seria finalizado no dia 31, mas a partir de agora vai acabar dia 25, cinco dias antes do segundo turno das eleições para presidente. Essas medidas são consideradas uma das apostas do atual presidente Jair Messias Bolsonaro para conquistar maior apoio pela população que obtém menor renda, nas quais tem intenção de voto menor que a do seu oponente, o ex presidiário e presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Atualmente de acordo com o Banco Público o Auxílio Brasil tem total de 21,1 Milhões de famílias beneficiárias atualmente, mas que há condições para que o empréstimo seja autorizado. Para contratar o crédito o responsável familiar deve ter o benefício ativo e que receba há mais de 90 dias.